Atacado - Vale a pena o custo?


Se você está lendo o título deste artigo e se perguntando se é um erro de impressão, não é. O atacado muitas vezes tem um custo que as pessoas não percebem ou não pensam até que seja tarde demais. Este artigo tentará esclarecer algumas das armadilhas da compra no atacado.

Há um velho ditado que diz: "Você não recebe nada por nada" e isso é tão verdadeiro com a compra no atacado. Vamos dar uma olhada em alguns exemplos da vida real e você entenderá os problemas que enfrenta.

Para começar, você simplesmente não pode comprar no atacado se for um Joe comum na rua. Ou seja, você não pode entrar em uma loja de atacado, ir até um isolado, pegar uma barra de sabão, caminhar até o caixa e esperar pagar por isso no atacado. É melhor você estar preparado para voltar àquele isolamento e pegar algumas caixas de sabão. Então você tem um tiro. Antes disso, porém, você precisa ter uma associação.

A maioria dos atacadistas exige que você pague uma taxa anual por esse provavelmente privilégio de poder sair de sua loja com 10 caixas de sabonete de marfim, que levará 25 anos para usar, a menos que você possua um hotel.

É aí que reside o problema na compra por atacado. Cada ponto de venda é diferente, mas a quantidade de produto que você precisará comprar para sair com sua compra às vezes está além do que seria razoável para qualquer ser humano racional, a menos que eles realmente possuíssem um grande negócio de algum tipo que use esses produtos.

Um exemplo perfeito são os distribuidores atacadistas de mídia de gravação como fitas e CDs. Geralmente, é necessário um mínimo de cerca de 10 a 20 peças para que esses itens cheguem perto do atacado. Quanto mais peças você comprar, menor será o custo por peça. Mas a menos que você possua um estúdio de gravação ou planeje gravar todos os álbuns de rock de 1970 até o presente, o número de peças que você precisará comprar para obtê-las no atacado é um número que está mais próximo da velocidade da luz do que o número de bolas de golfe que você pode segurar com as duas mãos.

Depois, é claro, há as taxas anuais por pertencer a todos esses clubes atacadistas. Eles não são baratos. Alguns podem ser tanto quanto $ 50 a $ 100 por ano. Claro, se você é dono de um restaurante que usa muito líquido de lava-louças em um ano, vale a pena. Mas o que faz a mãe que passa por uma garrafa de detergente de louça talvez a cada 3 meses? Quando você está comprando, o que em alguns casos pode ser até 10 caixas de líquido para lava-louças com 10 garrafas em cada caixa, você está olhando para 100 garrafas de líquido para lava-louças. Com um consumo de talvez 4 garrafas por ano, você espera 25 anos até usar o material, se durar tanto. Certamente essas coisas têm que ter uma vida útil.

A razão pela qual essas empresas podem vender no atacado é APENAS porque vendem em volume. E eles ainda estão vendendo esses itens com lucro. Caso você não saiba disso, atacado não é a mesma coisa que custo.

Então, se você está planejando comprar no atacado, é melhor primeiro descobrir se é algo que você precisa de um zilhão e também se é algo que vai durar 25 anos se você não precisar.

Sim, mesmo atacado tem um preço.